- Área: 149 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: ALUMINIOS, COMERCIAL GERDAU, EXPOLAJAS, GRUPO GALLARA y TRIVENTAR, OSLO Amoblamiento Aplicado, ZARATE
Projeto
Produto das particularidades do terreno, o planejamento arquitetônico surge da interação entre o espaço interior e exterior para uma residência unifamiliar num entorno com visuais generosas e topografia complexa.
Projeta-se uma residência sintética, vinculando espaços através de pátios que enfatizam a conexão com o espaço exterior. A complexidade altimétrica é resolvida localizando um setor de estacionamento sob o volume principal, absorvendo o desnível desta forma. Este volume contém a área social, dois setores principais comunicados por um pátio de entrada, aproveitando as melhores orientações e vistas. As áreas privadas e ampliações possuem a mesma lógica de conexão com o exterior. Através destes espaços abertos todos os setores da casa recebem luz solar do norte.
Sustentabilidade
As orientações adequadas cooperam com uma boa climatização da casa. Um sistema construtivo misto, de concreto e perfis metálicos com isolamento de espuma de poliuretano de 6 cm e câmara de ar, colaboram com a situação. Beirais perimetrais e venezianas de correr geram um microclima diminuindo as perdas e ganhos de calor. A água da chuva é coletada para utilização posterior.
Materialidade
Resultado de uma combinação de materiais de baixa manutenção e menor impacto no terreno, concreto aparente e metais oxidados predominam nas fachadas, com a característica da variabilidade de texturas e cores provenientes do passar do tempo.